O Monitor do Novo Debate Econômico (MNDE) é um agregador  de informações públicas sobre as novas maneiras de pensar a economia expressas no debate econômico da grande imprensa e em outros fóruns da esfera pública.

Contração fiscal expansionista

« Voltar para índice do glossário

Contração fiscal representa uma política fiscal austera, isto é, uma política de gastos e arrecadação que contraia ou reduza o ritmo de crescimento da demanda agregada. A contração fiscal expansionista, por sua vez, é uma tese estabelecida por Alesinia e Perotti (1996), segundo a qual tal política melhoraria a confiança dos agentes e elevaria o crescimento econômico. Ou seja, caso o governo reduzisse ou desacelerasse seus gastos em relação às receitas, isto melhoraria a confiança dos agentes que, consumindo e investindo mais, aumentariam a taxa de crescimento do produto.

Vale ressaltar que diversos estudos evidenciam que a austeridade não só tende a ser contracionista, como pode ser contraproducente em termos de consolidação fiscal (ou seja, a redução dos gastos em relação às receitas pode aumentar a dívida pública) e ainda tende a ter impactos distributivos perversos.

« Voltar para índice do glossário