O Monitor do Novo Debate Econômico (MNDE) é um agregador  de informações públicas sobre as novas maneiras de pensar a economia expressas no debate econômico da grande imprensa e em outros fóruns da esfera pública.

Dívida Pública Federal

« Voltar para índice do glossário

A dívida pública federal (ou dívida mobiliária da união) é constituída pelos títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional e pelo Banco Central e corresponde ao total de débitos do governo para com pessoas físicas e jurídicas, sejam elas residentes no próprio país ou não, mas denominada em moeda nacional.

Sempre que o governo realiza gastos e transferências ele cria moeda. A emissão de títulos e a tributação são formas de o governo reduzir a quantidade de moeda em circulação. Como a tributação é um processo complexo e politicamente complicado, é por meio da compra e venda de títulos públicos (ou seja, da política relacionada à dívida pública) que o governo realiza sua política monetária, controlando a quantidade de moeda retida sob a forma de reservas pelos bancos e definindo a taxa de juros da economia.

« Voltar para índice do glossário