O Monitor do Novo Debate Econômico (MNDE) é um agregador  de informações públicas sobre as novas maneiras de pensar a economia expressas no debate econômico da grande imprensa e em outros fóruns da esfera pública.

Diversidade

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A diversidade é um dos argumentos de justificação básicos da ação afirmativa. É um argumento surgido no contexto do debate sobre ação afirmativa nos Estados Unidos, e é a base normativa da decisão no ministro Powell no caso Regents of the University of California v. Bakke, de 1978, que criou a jurisprudência que até hoje vigora naquele país sobre o tema da ação afirmativa racial. Em seu relatório, Powell argumenta que a raça pode ser usada como critério de admissão para garantir a diversidade na sala de aula e que a diversidade, por seu turno, contribui para o aumento da qualidade da experiência educacional. Essa é a versão utilitária do argumento da diversidade, segundo o qual ela na medida em que produz aumento da qualidade do ensino. Esse argumento foi usado por grandes corporações estadunidenses, públicas e privadas, na defesa da ação afirmativa racial em julgamentos posteriores que trouxeram essas políticas sob o escrutínio da corte suprema daquele país. Outra interpretação do argumento da diversidade é ligada à noção de justiça. Segundo essa versão, os espaços institucionais de status e poder devem refletir a diversidade da composição étnica e racial da população que os circunda.

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